Não crie uma App, crie uma solução para um problema

Não crie uma App, crie uma solução para um problema
Os seres humanos, são diferenciados de outros animais pela capacidade de racionalização e criatividade. Num mundo em constantes transformações o que os homens mais encontram são problemas carenciados de soluções. Nos tempos mais remotos os homens criaram invenções tecnológicas destinadas a resolver problemas e tornar as suas vidas mais fáceis. Tempos passaram, hoje temos carros, aviões, computadores, telemóveis, internet, etc. para auxiliar os deslocamentos e comunicações. Nota que essas soluções resolveram diversos problemas passados pelos homens.
Na minha experiência como desenvolvedor de software tenho-me deparado com pessoas a dizer que têm uma ideia de aplicativo que pode render milhões ou que estão a construir a próxima rede social, a minha pergunta para essas pessoas sempre foi: “Qual problema você quer resolver ao desenvolver esse aplicativo/software?” Pois, para nada vale ter um aplicativo se ele não resolve um problema que as pessoas enfrentam diariamente. Um aplicativo não é a solução. É apenas uma parte dela.
Solucionar por meio da inovação

Para um país se desenvolver é necessário existir inovação, ideias grandes e criativas que resolvam problemas, pois essa é a melhor forma de sustentar a prosperidade económica. Segundo Carmine Gallo “A inovação incrementa a produtividade e a produtividade aumenta a possibilidade de renda maior, lucros maiores, novos empregos, novos produtos e uma economia próspera.”
Ao invés de simplesmente pensarmos em desenvolver um aplicativo, precisamos transformar ideias inteligentes que enfrentam e lidam com problemas reais um produto e serviço que todos desejam e se o aplicativo gerar valor aos utilizadores as aumentará as oportunidades de sucesso caso contrário se tornará obsoleto.
Quando criar o aplicativo?
Após passar por vários processos de identificação do problema e encontrado a solução somente assim deve-se pensar em desenvolver o aplicativo. É de salientar que o aplicativo será apenas um meio para dar a solução do problema identificado. Para tal deverá passar em alguns processos tais como:

Estruturação de ideias
Antes de tudo é preciso começar a estruturar todas as ideias que vão tornar o aplicativo em algo palpável no futuro. Isso significa que precisa listar o principal objectivo da sua aplicação e como ela pode atender as necessidades do seu público.
Especificações do aplicativo
Listar as principais informações como características técnicas, tempo necessário para o desenvolvimento do aplicativo.
Planeamento de recursos e layout
Saber quanto de recurso está disponível é uma mais valia para o sucesso do aplicativo e é necessário que a interface do aplicativo seja mais intuitiva possível para que este objectivo, seja alcançado. Aqui se descreve como os utilizadores vão interagir com o aplicativo, desenvolvendo fluxos de interação, storyboards e wireframes.
Escolha da tecnologia
É necessário saber quais tecnologias serão utilizadas tais como: linguagens de programação e para quais dispositivos será desenvolvido o aplicativo. E no caso de dispositivos móveis considerar a decisão do aplicativo ser nativo ou híbrido.
Prototipação
Fazer a prototipação do seu aplicativo pode ser considerado imprescindível para o sucesso dela. Pois, criar e testar protótipos antes do lançamento é uma maneira de garantir a entrega de algo realmente funcional e útil.
Desenvolvimento da APP
Após todos os processos anteriores se começa a desenvolver o aplicativo dando realmente vida por meio da programação a ferramenta que servirá de meio para solucionar problema identificado.
No final do processo deverá ser feito testes de maneiras que se verifique se o aplicativo resolve o que foi destinado, só assim se fará o lançamento para o público usar.
Assim sendo não crie uma app, crie uma solução para um problema.

Deixe um comentário